A convite do Presidente da Comissão, Leonel Radde, o SINDET compareceu, nesta manhã, à Sessão da Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado. Logo no início dos trabalhos, o Presidente do SINDET ocupou espaço de fala para denunciar, de maneira firme e incisiva, a injustiça cometida pelo Governo ao negar a publicação das promoções de 2024.
Durante a manifestação, foram ressaltados os impactos devastadores que essa negativa traz para a carreira dos servidores do DETRAN, que já sofrem há anos com promoções atrasadas e defasagem salarial. O Presidente do SINDET enfatizou que impedir mais uma vez o avanço funcional da categoria aprofunda a sensação de desvalorização e compromete o desenvolvimento profissional dos servidores.
Logo após, o(a) Presidente abordou diversos pontos críticos no relacionamento do DETRAN com a SSP e o Governo, destacando prejuízos enfrentados pelos servidores, dentre eles a urgente necessidade de reajuste do valor pago aos examinadores por prova aplicada. Na sequência, concedeu entrevista à TV Assembleia, reforçando a pauta do respeito devido pelo Governo ao DETRAN e aos direitos de seus servidores.
As palavras do Presidente do SINDET ecoaram na Comissão, que reconheceu a gravidade do problema. O próprio Presidente da Comissão, Leonel Radde, declarou que a Comissão irá a oficiar o Governo, solicitando esclarecimentos formais sobre a negativa e as bases jurídicas que sustentam a decisão. Esse posicionamento é considerado um passo importante para dar visibilidade às reivindicações da categoria, assegurando que a luta pela efetivação das promoções seja pautada com força nos espaços de debate e decisão política.
Link: COMISSÃO DE SEGURANÇA, SERVIÇOS PÚBLICOS E MODERNIZAÇÃO DO ESTADO - 27/02/2025 minuto 27
2 Apoio do Deputado Cláudio Tatsch
Pouco depois, recebemos o chamado do deputado Cláudio Tatsch, que, informado por sua assessoria sobre o teor do discurso do SINDET na Comissão, solicitou uma nova conversa para tratar dos possíveis avanços no tema das promoções. O parlamentar reafirmou o comprometimento em estar ao nosso lado, declarando apoio expresso à publicação das promoções e colocando-se como parceiro de luta nessa questão.
3 Reunião com o Novo Escritório de Advocacia
No turno da tarde, participamos de uma extensa reunião — com duração de mais de duas horas — no novo escritório de advocacia contratado pelo SINDET. Foram definidas as principais estratégias de enfrentamento judicial e extrajudicial das demandas mais urgentes, com ênfase especial nas promoções de 2024 e nos preparativos para lidar com a ambiguidade legislativa referente às promoções de 2025 em diante. O novo advogado demonstrou profundo conhecimento das nossas questões, pois já havia analisado detalhadamente o processo judicial em curso. Apresentou, ainda, teses e argumentos que fortalecerão as ações em tramitação e outras que poderão ser propostas.
Próximos Passos
Continuaremos empenhados na defesa dos direitos de toda a categoria e, em breve, compartilharemos as próximas etapas dessas iniciativas.
Associe-se ao SINDET! Precisamos de força e união para avançarmos ainda mais!