Deputados conhecem projetos de incremento financeiro na ordem de R$ 555 milhões para o Estado

Mais de 250 servidores do Departamento Estadual de Trânsito ocuparam o plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, na tarde desta terça feira (02/08), para assistir a primeira sessão parlamentar após o recesso legislativo. Munidos de faixas, cartazes e bandeiras, a categoria buscava sensibilizar as bancadas quanto aos projetos que visam economias e de aumento da arrecadação para o Estado, sem ônus para os cidadãos e nem diminuição dos custos de operações já existentes no órgão.

Os servidores propõem a elaboração e o desenvolvimento dos projetos pelo corpo técnico da autarquia, em duas áreas. Os que buscam economias para o Rio Grande do Sul envolvem a reciclagem de veículos em depósitos, tecnologia da informação para conectividade com credenciados e a redução do número de servidores emergenciais. Já a respeito da arrecadação, os planos referem-se a regulamentação da cobrança de taxa das instituições financeiras; as procurações de transferência de veículos; além da cobrança da dívida ativa junto ao Detran. A estimativa é que estes projetos auxiliarão a saúde financeira do Estado em torno de R$ 555 milhões ao ano.

Os manifestantes também querem o apoio dos deputados quanto a possibilidade da ampliação da terceirização no Detran. Os servidores repudiam essa alternativa do Governo e, com faixas, lembraram os parlamentares da Operação Rodin, que investigou irregularidades ocorridas entre os anos de 2003 e 2007, envolvendo entes terceirizados na realização de exames teóricos e práticos para a obtenção da carteira nacional de habilitação. Outra solicitação dos grevistas para a base aliada e oposição é intermediação dos deputados junto ao Executivo, para uma efetiva mesa de negociações.

Estas propostas foram apresentadas pelos dirigentes sindicais e o comando de greve, juntamente com a pauta de valorização dos servidores de carreira, durante visita aos gabinetes dos legisladores na manhã de ontem. Na avaliação do Sindicato dos Servidores do Detran, a articulação política foi positiva e na sessão parlamentar desta terça houve manifestações favoráveis as demandas classista. “Não houve deputado que escutasse o nosso pleito e não achasse justa a nossa luta. Principalmente quanto aos projetos dos servidores que aumentam a arrecadação do Estado sem ônus para a população. Por isso, a contrapartida do Governo quanto à valorização da nossa categoria passa a ser insignificante”, observa o vice-presidente do SINDET, Jefferson Otto.

A expectativa dos sindicalistas é que ainda esta semana possa haver a retomada dos encontros com o Executivo, para que estabeleça a mesa de negociações com propostas que levem a categoria ao acordo de greve.